Sábado, 15 de Setembro de 2007

O QUE É A SOMBRA

A sombra é tudo aquilo que recalcámos no inconsciente por causa do medo de sermos rejeitados pelas pessoas que desempenharam um papel determinante na nossa educação. Tivemos medo de perder o seu afecto desiludindo-as ou criando um mal estar por alguns dos nossos comportamentos ou alguns aspectos da nossa personalidade. Aprendemos depressa a discernir o que era aceitável aos seus olhos daquilo que não era. Então para lhes agradar, apressámo-nos a relegar largas porções de nós mesmos para as masmorras do inconsciente. Preparamos tudo para evitar a menor desaprovação verbal ou tácita da parte das pessoas que amávamos ou de quem dependíamos .
Sensíveis à apreciação dos outros, mostramo-nos gentis, educados, correctos. E para o fazer tivemos de recalcar tudo o que podia parecer desviante, vergonhoso ou repreensível. Por necessidade de apreço, confortamo-nos com as exigências, as regras e as leis do nosso meio. E esforçamo-nos por camuflar o que parecia desagradar-lhe ou chocá-lo.
Tivemos em conta o facto de que em certos meios, ser prestável era bem visto enquanto que pensar em si próprio era considerado uma atitude egoísta. Obedecer era valorizado, mas afirmar-se não o era de modo nenhum. Ser doce era aceite, mas zangar-se incomodava; dissimular qualquer inclinação sexual era bem recebido, mas manifestá-la, por pouco que fosse, era reprovado. etc.
Pouco a pouco, construi-se no fundo de nós mesmos um vasto mundo subterrâneo feito de repressões e recalcamentos acumulados durante anos. Acabámos por nos encontrar sentados sobre uma espécie de vulcão que ameaçava entrar em erupção a todo o momento. A energia psíquica comprimida, mas sempre viva e activa, chamamos sombra. "A sombra é esse tesouro obscuro feito de elementos infantis do ser, das suas afeições, dos seus sintomas nevróticos, enfim, dos seus talentos e dos seus dons não desenvolvidos. Ela assegura o contacto com as profundezas escondidas da alma, com a vida, a vitalidade e a criatividade".
Longe de ser estéril ou inactiva, esta entidade selvagem e inculta do nosso ser exige sem cessar ser reconhecida e explorada. Infelizes os que continuam a ignorar a sua existência! À maneira de uma torrente tumultuosa, ela forçará, um dia, a porta de entrada do consciente e invadi-lo-á. Por outro lado, se a acolhermos bem, ela deixar-se-á domesticar e revelar-nos-á toda a sua riqueza a explorar. Eis, pois, em que consiste o trabalho de familiarização com a sombra: trata-se de reintegrarmos na zona do consciente os elementos ocultos do ser e de nos reapossarmos deles a fim de alcançar o desabrochamento mais completo da pessoa.
Insistamos agora na importãncia primordial de trabalhar na reintegração da sombra, tanto para o crescimento psicológico e social quanto para o desenvolvimento moral e espiritual.
Conviver com a sombra  de  Jean Monbourquette 
Dulce Dias às 18:20

| comentar | favorito

Espaço dirigido por Dulce Dias
Mestre formadora e terapeuta
Reiki Tradicional Usui Shiki Ryoho,
Karuna e Reiki Kármico e Áurico.

mais sobre mim

Siga-nos no facebook!


LÓTUS
Reiki Cura Natural e Evolução
Rua António Enes, nº 9 - 2º Dtº Lisboa
cont: 968 064 506 mdulcedb@gmail.com



Ver Localização num mapa maior




INFORMAÇÕES
CONTEÚDO E INVESTIMENTO CURSOS
SESSÕES DE REIKI
AULAS PRÁTICAS / PARTILHA DE REIKI
LEITURA DA AURA

CURSOS
Reiki, Karuna,
Reiki Kármico e Áurico
Dulce Dias
Informações e Marcações

Tlm: 968 064 506
mdulcedb@gmail.com

SESSÕES
Reiki, Karuna,
Reiki Kármico e Áurico
Dulce Dias
Informações e Marcações
tlm: 968 064 506
mdulcedb@gmail.com

SESSÕES
Reiki
Aida Vaz
Informações e Marcações
tlm: 962 796 310
reikipsicoterapia@gmail.com

LEITURA DA AURA
Rute Bandeira
Informações e Marcações

Tlm: 965 417 936

CURSOS DE REIKI
Portela Sábios
Universidade Seniores

pesquisar

 

Março 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Reiki, é a arte secreta de
convidar a felicidade.
Mikao Usui

Reiki

BEM VINDO!
O QUE É O REIKI?
A HISTÓRIA DO REIKI
MIKAO USUI DEFENIU REIKI COMO:
PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS DO REIKI
HOJE, NÃO TE ZANGUES NEM CRITIQUES
HOJE, NÃO TE PREOCUPES
HOJE, SÊ GRATO PELAS MÚLTIPLAS BENÇÃOS...
HOJE,FAZ HONESTAMENTE O TEU TRABALHO
HOJE, RESPEITA O TEU SEMELHANTE E...
OS CHAKRAS
O TRATAMENTO DE REIKI
VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO REIKI
COMO SE APRENDE REIKI
OS MEUS PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS
LINHAGEM

Karuna

O QUE É KARUNA ?

Arquivos

links

blogs SAPO