Sábado, 10 de Janeiro de 2009

CARREGAR O PASSADO

A incapacidade, ou melhor, a relutância de a mente humana abandonar o passado é maravilhosamente ilustrada na história de dois monges Zen, Tanzan e Ekido, que caminhavam ao logo de uma estrada em terra batida, que tinha ficado completamente enlameada depois de fortes chuvadas. Perto de uma aldeia, depararam-se com uma rapariga que queria atravessar a estrada, mas a lama era tanta que teria arruinado o quimono de seda que trazia vestido. Tanzan prontificou-se a pegar nela ao colo e transportou-a para o outro lado.

Os monges prosseguiram o seu caminho em silêncio. Cinco horas mais tarde, quando se aproximavam do templo onde estavam instalados, Ekido não se conseguiu conter mais. "Porque levaste aquela rapariga ao colo para o outro lado da estrada?" perguntou ele. "Os monges não devem fazer esse tipo de coisas." "Eu deixei a rapariga lá há várias horas", respondeu Tanzan. "Ainda estás com ela ao colo?"

Agora imagine como seria a vida de alguém que é sempre como Ekido, incapaz de abandonar internamente as situações, ou reticente em fazê-lo, acumulando cada vez mais "tralha" dentro de si, e poderá ter uma ideia de como é a vida para a maioria das pessoas no nosso planeta. Que pesado fardo do passado carregam nas suas mentes!

O passado continua vivo dentro de nós através de memórias, mas as memórias em si não constituem um problema. Na realidade, é através delas que aprendemos com o passado e com os erros do passado. Só quando as memórias, ou seja, os pensamentos sobre o passado nos dominam por completo é que se transformam num fardo, se tornam problemáticas e passam a fazer parte da nossa noção de identidade. A nossa personalidade, que é condicionada pelo passado, transforma-se então numa prisão. As nossas memórias estão imbuídas de uma noção de identidade, e a nossa história converte-se na pessoa que julgamos ser. Este "pequeno eu" é uma ilusão que encobre a nossa verdadeira identidade, a Presença intemporal e informe.

Contudo, a nossa história não consiste apenas na memória mental, mas também na memória emocional - antigas emoções que são permanentemente revividas. Como no caso do monge, que carregou o fardo do seu recentimento durante cinco horas, alimentando-o com os seus pensamentos, a maior parte das pessoas carrega uma enorme quantidade de bagagem desnecessária, tanto mental como emocional, ao longo da sua vida. A pessoas limitam-se a si próprias através das mágoas, arrependimentos, hostilidade, culpa. O seu pensamento emocional tornou-se a sua identidade e, por isso, ficam presas às antigas emoções, visto que estas fortalecem a sua identidade.

Devido à tendência humana para perpetuar antigas emoções, quase todas as pessoas carregam no seu campo energético uma acumulação de dor emocional antiga, a que dou o nome de "corpo de dor".

Porém podemos parar de acrescentar coisas ao corpo de dor que já possuimos. Podemos aprender a quebrar o hábito de acumular e perpetuar antigas emoções batendo as nossas asas. metafóricamente falando, e abstendo-nos de viver mentalmente no passado, quer algo se tenha passado ontem quer há trinta anos. Podemos aprender a não manter as situações ou os acontecimentos vivos nas nossas mentes, mas voltar a focar a nossa atenção continuamente no momento presente primitivo e intemporal, em vez de estarmos presos aos filmes que elaboramos mentalmente. Então, é a nossa própria Presença que se torna a nossa identidade, em vez dos nossos pensamentos e emoções.

Nada do que possa ter acontecido no passado nos pode impedir de estarmos presentes agora; e se o passado não nos pode impedir de estarmos presentes agora, que poder tem ele?

ECKHART TOLLE     Um Novo Mundo      Despertar para a Essência da vida

Dulce Dias às 11:03

| comentar | favorito

Espaço dirigido por Dulce Dias
Mestre formadora e terapeuta
Reiki Tradicional Usui Shiki Ryoho,
Karuna e Reiki Kármico e Áurico.

mais sobre mim

Siga-nos no facebook!





LÓTUS
Reiki Cura Natural e Evolução
Avª Guerra Junqueiro nº 16 Lisboa
cont: 968 064 506 mdulcedb@gmail.com

Mapa


Ver Localização num mapa maior

Informações -

INFORMAÇÕES
CONTEÚDO E INVESTIMENTO CURSOS
SESSÕES DE REIKI
AULAS PRÁTICAS / PARTILHA DE REIKI
LEITURA DA AURA

CURSOS
Reiki, Karuna,
Reiki Kármico e Áurico
Dulce Dias
Informações e Marcações

Tlm: 968 064 506
mdulcedb@gmail.com

SESSÕES
Reiki, Karuna,
Reiki Kármico e Áurico
Dulce Dias
Informações e Marcações
tlm: 968 064 506
mdulcedb@gmail.com

SESSÕES
Reiki
Aida Vaz
Informações e Marcações
tlm: 962 796 310
reikipsicoterapia@gmail.com

LEITURA DA AURA
Rute Bandeira
Informações e Marcações

Tlm: 965 417 936

CURSOS DE REIKI
Portela Sábios
Universidade Seniores

pesquisar

 

Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Reiki, é a arte secreta de
convidar a felicidade.
Mikao Usui

Reiki

BEM VINDO!
O QUE É O REIKI?
A HISTÓRIA DO REIKI
MIKAO USUI DEFENIU REIKI COMO:
PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS DO REIKI
HOJE, NÃO TE ZANGUES NEM CRITIQUES
HOJE, NÃO TE PREOCUPES
HOJE, SÊ GRATO PELAS MÚLTIPLAS BENÇÃOS...
HOJE,FAZ HONESTAMENTE O TEU TRABALHO
HOJE, RESPEITA O TEU SEMELHANTE E...
OS CHAKRAS
O TRATAMENTO DE REIKI
VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO REIKI
COMO SE APRENDE REIKI
OS MEUS PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS
LINHAGEM

Karuna

O QUE É KARUNA ?

Arquivos

links

blogs SAPO