Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012

RISO

Quando uma criança nasce, a primeira atividade social que ela aprende, ou talvez não seja certo dizer aprende, porque ela já traz consigo mesma; é sorrir. A primeira atividade social. Sorrindo ela se torna parte da sociedade. Parece muito natural, espontâneo. Outras coisas virão depois; essa é sua primeira centelha de vida de estar no mundo, quando ela sorri. Quando uma mãe vê sua filha sorrindo, ela fica tremendamente feliz... Porque esse sorriso mostra saúde, esse sorriso mostra inteligência, esse sorriso mostra que a criança não é estúpida, não é retardada. Esse sorriso mostra que a criança irá viver, amar, ser feliz. A mãe fica simplesmente emocionada.

Rir é a primeira atividade social e deve permanecer a atividade social básica. A pessoa deve continuar rindo por toda sua vida. Se você puder rir em todo tipo de situação, você se tornará capaz de enfrentá-las e esse encontro lhe trará maturidade. Não estou dizendo para não chorar. Na verdade, se você não puder rir, você também não pode chorar. Eles estão juntos; eles são parte de um fenômeno: de ser verdadeiro e autêntico.

Existem milhões de pessoas cujas lágrimas secaram; seus olhos perderam o brilho, a profundidade; seus olhos perderam o líquido, porque eles não podem prantear, eles não podem chorar, as lágrimas não podem fluir naturalmente. Se o riso for frustrado, as lágrimas também serão frustradas. Só a pessoa que ri bem pode chorar bem. E se você pode chorar e rir bem, você está vivo. O homem morto não pode rir e não pode chorar. O homem morto pode ser sério. Observe: vá e olhe para um cadáver; o homem morto pode ser sério de uma maneira mais habilidosa do que você possa ser. Só um homem vivo pode rir e chorar e lamentar.

Esses são humores de seu ser interior, esses são climas enriquecedores. Mas, pouco a pouco, todo mundo esquece. O que era natural no princípio se torna artificial. Você precisa de alguém para lhe provocar o riso, lhe beliscar para o riso; só assim você ri. Eis porque tantas piadas existem no mundo.

O riso traz vigor. Agora, mesmo a ciência médica diz que o riso é um dos mais profundos remédios que a natureza providenciou para o homem. Se você puder rir quando você estiver doente você obterá logo sua saúde de volta. Se você não puder rir, mesmo que você esteja saudável, mais cedo ou mais tarde você irá perder sua saúde e você ficará doente.

O riso traz alguma energia de sua fonte interior para a superfície. A energia começa a fluir, segue o riso como uma sombra. Você já observou isso? Quando você realmente ri, nesses poucos momentos você fica num profundo estado de meditação. O pensar cessa. É impossível rir e pensar ao mesmo tempo. Eles são diametralmente opostos: ou você rir ou você pensa. Se você realmente rir, o pensar cessa. Se você ainda está pensando, o riso será apenas passável, será somente assim-assim, retardado. Será um sorriso deformado.

Quando você realmente ri, subitamente a mente desaparece. Até onde conheço, dançar e rir são as melhores, as portas mais naturais e facilmente abordáveis. Se você realmente dançar, o pensar pára. Você vai e continua, você gira e gira e você se torna um remoinho: todas as fronteiras, todas as divisões desaparecem. Você nem ao menos sabe onde seu corpo termina e onde a existência começa. Você se dissolve na existência e a existência se dissolve em você; há uma sobre-camada de fronteiras. E se você está realmente dançando; não administrando a dança, mas permitindo ela lhe administrar, permitindo-a lhe possuir; se você está possuído pela dança, o pensar pára.

O mesmo acontece com o riso. Se você estiver possuído pela risada, o pensamento pára. E se você conhecer uns momentos da não-mente, esses vislumbres lhe prometerão muito mais recompensas que estão para vir. Você precisa apenas se tornar mais e mais do tipo, da qualidade, da não-mente. Mais e mais, o pensar tem que ser abandonado.

O riso pode ser uma bela introdução para o estado de não-pensar.

Na hora que você achar que o sono se foi, primeiro comece a rir, então abra os olhos e isso se tornará uma tendência para todo o dia. Se você puder rir de manhã cedo você irá rir o dia todo. Você terá criado uma cadeia de efeitos; uma coisa leva a outra. O riso conduz para mais riso.

Quase sempre tenho visto as pessoas fazendo exatamente a coisa errada. Desde manhã cedo elas levantam da cama se queixando, mal humoradas, tristes, depressivas, miseráveis. Então uma coisa leva a outra... e por nada. E elas ficam zangadas... isso é muito ruim porque isso irá mudar seu clima por todo o dia, irá fixar um padrão para todo o dia.

Tente isso! Comece e termine seu dia com riso e você verá que, pouco a pouco, entre esses dois, mais e mais riso começa a acontecer.


Osho, Extraído de: A Sudden clash of thunder

Dulce Dias às 08:14

| comentar | favorito

Espaço dirigido por Dulce Dias
Mestre formadora e terapeuta
Reiki Tradicional Usui Shiki Ryoho,
Karuna e Reiki Kármico e Áurico.

mais sobre mim

Siga-nos no facebook!


LÓTUS
Reiki Cura Natural e Evolução
Rua António Enes, nº 9 - 2º Dtº Lisboa
cont: 968 064 506 mdulcedb@gmail.com



Ver Localização num mapa maior




INFORMAÇÕES
CONTEÚDO E INVESTIMENTO CURSOS
SESSÕES DE REIKI
AULAS PRÁTICAS / PARTILHA DE REIKI
LEITURA DA AURA

CURSOS
Reiki, Karuna,
Reiki Kármico e Áurico
Dulce Dias
Informações e Marcações

Tlm: 968 064 506
mdulcedb@gmail.com

SESSÕES
Reiki, Karuna,
Reiki Kármico e Áurico
Dulce Dias
Informações e Marcações
tlm: 968 064 506
mdulcedb@gmail.com

SESSÕES
Reiki
Aida Vaz
Informações e Marcações
tlm: 962 796 310
reikipsicoterapia@gmail.com

LEITURA DA AURA
Rute Bandeira
Informações e Marcações

Tlm: 965 417 936

CURSOS DE REIKI
Portela Sábios
Universidade Seniores

pesquisar

 

Abril 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30

Reiki, é a arte secreta de
convidar a felicidade.
Mikao Usui

Reiki

BEM VINDO!
O QUE É O REIKI?
A HISTÓRIA DO REIKI
MIKAO USUI DEFENIU REIKI COMO:
PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS DO REIKI
HOJE, NÃO TE ZANGUES NEM CRITIQUES
HOJE, NÃO TE PREOCUPES
HOJE, SÊ GRATO PELAS MÚLTIPLAS BENÇÃOS...
HOJE,FAZ HONESTAMENTE O TEU TRABALHO
HOJE, RESPEITA O TEU SEMELHANTE E...
OS CHAKRAS
O TRATAMENTO DE REIKI
VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO REIKI
COMO SE APRENDE REIKI
OS MEUS PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS
LINHAGEM

Karuna

O QUE É KARUNA ?

Arquivos

links

blogs SAPO